Portal Municipal de Turismo de Luiz Alves
Construções Históricas

Centro Histórico

Em 1877 foi criada a Colônia Luiz Alves, destinada a imigrantes do norte da Itália, com o objetivo de povoar e desenvolver a região. Logo depois chegaram alemães, franceses, austríacos, belgas e poloneses. Antes, porém, já havia descendentes de portugueses e de alemães habitando terras fora dos limites da colônia, mas que hoje pertencem ao município.


O Centro Histórico está localizado na rua 18 de julho, no centro da cidade, onde se destacam as seguintes construções, apenas para visitação externa:

Prédio da Antiga Prefeitura: Em 1927, quando Luiz Alves era distrito do município de Itajaí, foi comemorado o cinquentenário da colonização. Neste ano foi projetada a construção da “Intendência Distrital”, cuja pedra fundamental foi lançada em 27/11/1927 e inauguração em 10/08/1930, sendo prefeito de Itajaí o Sr. Marcos Konder. Além de Intendência Distrital, no decorrer dos anos o prédio também serviu de delegacia de polícia, residência das freiras que eram responsáveis pela atual EEB João Gaya e Bilblioteca Pública Municipal Prof. Pedro Mees até 1997. 

Casa da Família Wust: foi construída na década de 1920, por Godofredo Wust, filho de imigrantes da região de Frankfurt e de Stuttgart – Alemanha. A casa é dividida em duas partes: a de dois andares (mais para o lado direito) e a que tem o sótão (do lado esquerdo). A parte mais antiga (que é a do lado esquerdo) ficou pronta primeira, mais ou menos por 1924, um ano antes do casamento dos primeiros moradores Godofredo Wust e Amália Höerner Wust, ambos eram de Brusque. Godofredo veio antes para Luiz Alves, comprou o terreno e construiu a casa deles. Ela era maior e a metade precisou ser desmanchada para construir a casa do filho (que é a parte de dois andares do lado direito). Essa parte de dois andares foi construída em 1953. Depois, todos passaram a morar na casa de dois andares e a parte da esquerda se transformou na venda de Darcy Darcy Edmar Wust, casado com Odete Henning Wust. Darcy e Odete tiveram 10 filhos. Atualmente é somente residência da família e fica localizada na Rua 18 de julho, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa da Família Schwanke: rua 18 de julho, 1285 – Centro. Construída na década de 1940, é residência da família Schwanke.

Casa da Família Gaya (antigo Cartório Gaya): Edificada na década de 1930 pelo Sr. Bernardo Wust, foi residência do Aníbal Gaya. O 1°Registro de casamento feito no cartório foi em 27 de abril de1903, os noivos eram: Simeone Brugnago e Maria Dea Riff. O 1°Registro de nascimento foi em 16 de março de 1903 e 1°Registro de óbito foi em 15 de março de 1903 – Ana Maria Melchioretto que faleceu aos 81 anos de idade. Abrigou o cartório Gaya até o ano de 2010 e atualmente é residência da família. Fica localizada na Rua 18 de Julho, Centro.

Casa da Família Silva (casarão dos Silva):  Construída por Simão Dal-Ri, por volta do ano de 1911. Ele imigrante austríaco que chegou a Luís Alves em 1877. Morou nesta casa até o ano de 1944, quando faleceu. A casa era considerada de luxo, possuía no teto da sala afrescos de um pintor de sobrenome Vavassori. Quando os filhos do Simão Dal-Ri cresceram e formaram suas famílias ele deu terrenos na sede para que esses fizessem suas próprias casas. Frederico Dar filho mais novo do primeiro casamento de Simão Dal-Ri, com Giulia De Sisti, ambos eram da província austríaca do Tirol Meridional, passou a alugar quartos no casarão para professores e servidores públicos que vinham de Itajaí. Entre as décadas de 20 e 30 abrigou uma escola primária. Então, durante cerca de 20 anos serviu também de pensão. Atualmente é residência da família Silva que são descendentes do segundo casamento de Simão Dal-Ri. A casa fica localizada na Rua 18 de Julho, n.º 1130, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa da Família Martendal: pertenceu ao Sr. Leonardo Martendal, proprietário da 1ª empresa de transporte intermunicipal, certamente um dos motivos porque a Rodovia SC 414 tem seu nome. Neste local funcionou durante muitos anos a principal casa de comércio (“venda”) de secos e molhados do centro (ou da “sede” ou “freguesia” como era chamando o centro). Acredita-se que foi construída entre as décadas de 50 e 60.

Casarão da Celesc: Foi construída entre as décadas de 50 e 60 de alvenaria, dois pisos, tijolos maciços e chão de madeira, atualmente está bem desgastada. Foi residência do primeiro prefeito de Luiz Alves o Sr. Guilherme Schwanke. Também foi sede do primeiro banco que se instalou na cidade, o banco INCO (Banco da Indústria e do Comércio de Santa Catarina). Depois foi adquirida pela CELESC. O casarão fica localizado na Rua 18 de Julho, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa de Bernardo Wust: Até a década de 1980, abrigou o Banco Bamerindus.

Casa da família Luciani: Nesta casa residiu o casal Daniel Luciani, juiz de paz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e “Dona Mailinda”, uma das primeiras dentistas a atender no município.

 

 

As informações citadas acima foram coletadas e desenvolvidas pelos alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal Professor Rafael Rech. Todas as referências bibliográficas estão mencionadas no arquivo da galeria multimídia.




REDES SOCIAIS

default
default

 

Relacionados

Trilha Rota da Cachaça – Jeep Clubes

fecam
28/09/2016

Sede do SITRULA – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luis Alves (casario antigo)

fecam
05/10/2016

Igreja Matriz São Vicente de Paulo

fecam
01/06/2024
Sair da versão mobile