Subscribe Now
Trending News

Lendas e Curiosidades

Luiz Alves é a Capital Catarinense da Cachaça!

O Município de Luiz Alves é reconhecido pela Lei n.º 17.535/2018 como a “Capital Catarinense da Cachaça” devido ao grande volume de produção e por produzi-la ainda de forma artesanal, além de industrial.

Décadas atrás, Luiz Alves chegou a possuir mais de 100 alambiques.

Com o passar do tempo, muitos foram desativados. Os que se mantêm até hoje carregam inúmeras características daquela época na forma de produzir a cachaça passadas de geração em geração, o que confere à bebida luizalvense nuances tão especiais.

Você sabia?

Luiz Alves possui a primeira pista agrícola asfaltada do Brasil, construída pela Associação dos Bananicultores de Luiz Alves – ABLA.

Luiz Alves é o maior exportador de banana do Brasil!

Luiz Alves produz cerca de 131 mil toneladas da fruta, das quais cerca de 16 mil são exportadas, o que equivale a 6 mil carretas por ano.

São 350 produtores associados à Associação dos Bananicultores de Luiz Alves – ABLA.

Luiz Alves foi pioneiro em fundar a primeira Associação de Bananicultores de Santa Catarina, a ABLA.

A ABLA foi fundada por 47 bananicultores e 2 engenheiros agrônomos da extinta Acaresc, atual EPAGRI.

A ABLA se destaca por ser a primeira associação de bananicultores de Santa Catarina, fundada no dia 18/07/1989. Alguns anos depois, Luiz Alves sedia a fundação da primeira federação das associações de produtores de banana em Santa Catarina – FEBANANA.

Luiz Alves é referência na fabricação de peças fundidas.

A Acearia Frederico Missner produz peças fundidas para os mais variados equipamentos, como tratores, caminhões e ferramentas industriais.