O Município de Luiz Alves, fundado em 1877 e emancipado politicamente em 1958, possui ao longo de todo seu território diversas construções históricas, algumas já centenárias, que refletem a identidade cultural de seus imigrantes desde a colonização.

A cultura germânica e italiana são as mais fortes presentes na arquitetura das construções. A maioria delas ainda pertence às famílias originais e as gerações atuais permanecem residindo no local, garantindo a sua conservação.

Conheça abaixo algumas das casas históricas de Luiz Alves e clique no nome de cada uma delas para saber mais sobre sua história e curiosidades.

 

  • Casarão da Família Hess de Souza: Construída em 1932, o Casarão Dudalina foi morada da família Hess de Souza, local herdado por Adelina Hess de seus pais, onde também construiu sua família com Rodolfo Francisco de Souza Filho, o Seu Duda. Uma ampla casa de alvenaria, com dois pisos, na qual ficava a “venda” da época. Tinha seis quartos, salas, escritório, sala de jantar, cozinha e banheiro, já todos azulejados, o que era novidade da época. O Casarão Dudalina fica localizado na Rua Professor Simão Hess, no bairro Vila do Salto e pode ser visitado com agendamento prévio com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico pelo WhatsApp 47 3377-8644.

 

  • Casa da Família Hess: Casa centenária, construída em 1918 por Miguel Pauly, com fundamento em pedras e paredes de tijolos maciços (feitos pelo próprio Miguel), barro e areia. Madeiras do sótão “falquejadas’’ à mão, com pregos e pinos em madeiras, e marcações em encaixe em números romanos. Atualmente é residência do bisneto de Miguel Pauly e fica localizada na Rua João Pauli, Rio Canoas, Luiz Alves – SC. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Casa da Família Wruck: Construída em 1945 pela construtora Hugo Loth, situada na época no bairro Fortaleza de Blumenau, que realizou a construção da casa através de uma planta, com todas as dimensões das madeiras muito bem organizadas. As janelas vieram da marcenaria Hutselmann, muito famosa em Blumenau, e a escada do sótão veio pronta, pré-fabricada. A casa fica localizada na Rua Vereador Otto Wruck, no bairro Braço Francês e continua sendo residência da família Wruck. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Casa da Família Klinkowski: Construída em 1939 pelo senhor Leonardo Martendal, a casa também foi sede da primeira fábrica Dudalina. Em seguida o imóvel foi comprado pelo senhor Longino Clemes Klinkowski por volta de 1972 para morada. A casa da família Klinkowski está localizada na Rua Professor Simão Hess – Vila do Salto, Luiz Alves – SC, em frente ao Casarão Dudalina. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Casa da Família Tiedt: Foi construída por volta de 1902 e já serviu de comércio para três famílias que residiram no local. Atualmente é residência da Família Tiedt e fica localizada na Rua Prefeito Willybaldo Van Den Bylaardt, no bairro Braço Serafim. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Casa da Família Fritzke: Não se sabe ao certo o ano de construção da casa da família Fritzke, mas ela representa um estilo de construção clássico da época, mantendo boas condições de conservação até os dias atuais. A casa da família Fritzke fica localizada próxima à entrada do Braço Dauer, na rua Pref. Willybaldo Van Den Bylaardt, no bairro Braço Serafim. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Casa da Família Luciani: Foi construída no ano de 1911 e como era comum naquela época, a família morava na parte superior da casa e na parte térrea ficava o comércio, da qual, uma escada ligava o porão com o local do comércio. Atualmente é residência da família e está localizada na Rua Prefeito Willybaldo Van Den Byllardt, no bairro Braço Serafim. Somente a visitação externa é permitida.

 

  • Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves – SITRULA: Construída em 1935, a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luís Alves (SITRULA) pertenceu ao Sr. José Kraisch e foi vendida para o Sindicato em meados de 1970. Na casa funcionava uma selaria, isto é, local de fabricação, comércio e conserto de selas e demais equipamentos para montaria. A sede do SITRULA fica localizada na Rua Professor Simão Hess, no bairro Vila do Salto. A possibilidade de visitação interna deve ser verificada diretamente com os membros do sindicato.

 

  • Centro Histórico de Luiz Alves: A Rua 18 de Julho, denominada popularmente como Centro Histórico de Luiz Alves abriga nove construções antigas que fizeram parte de todo desenvolvimento da cidade, tendo em vista que antigamente, a Rua 18 de Julho era a principal via de todo Município, levando em seu nome a data de emancipação política e administrativa. Nela estão localizados o prédio da Antiga Prefeitura Municipal, do primeiro cartório de Luiz Alves, sede de bancos e residência de tradicionais famílias locais, passadas de geração em geração. Clique no link e conheça um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Casarão Dudalina
Casarão Dudalina
Casa da Família Hess
Casa da Família Hess
Casa da Família Luciani
Casa da Família Luciani
Casa da Família Wruck
Casa da Família Wruck
Casa da Família Tiedt
Casa da Família Tiedt
Antigo Cartório de Luiz Alves e casa da família Gaya - Centro Histórico
Antigo Cartório de Luiz Alves e casa da família Gaya - Centro Histórico
Casa da Família Fritzke
Casa da Família Fritzke
Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves - SITRULA
Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiz Alves - SITRULA
Casa da Família Klimkowski
Casa da Família Klimkowski