Em 1877 foi criada a Colônia Luiz Alves, destinada a imigrantes do norte da Itália, com o objetivo de povoar e desenvolver a região. Logo depois chegaram alemães, franceses, austríacos, belgas e poloneses. Antes, porém, já havia descendentes de portugueses e de alemães habitando terras fora dos limites da colônia, mas que hoje pertencem ao município.

O Centro Histórico está localizado na rua 18 de julho, no centro da cidade, onde se destacam as seguintes construções, apenas para visitação externa:

Prédio da Antiga Prefeitura: Em 1927, quando Luiz Alves era distrito do município de Itajaí, foi comemorado o cinquentenário da colonização. Neste ano foi projetada a construção da “Intendência Distrital”, cuja pedra fundamental foi lançada em 27/11/1927 e inauguração em 10/08/1930, sendo prefeito de Itajaí o Sr. Marcos Konder. Além de Intendência Distrital, no decorrer dos anos o prédio também serviu de delegacia de polícia, residência das freiras que eram responsáveis pela atual EEB João Gaya e Bilblioteca Pública Municipal Prof. Pedro Mees até 1997.

Casa da Família Wust: foi construída na década de 1920, por Godofredo Wust, filho de imigrantes da região de Frankfurt e de Stuttgart – Alemanha. A casa é dividida em duas partes: a de dois andares (mais para o lado direito) e a que tem o sótão (do lado esquerdo). A parte mais antiga (que é a do lado esquerdo) ficou pronta primeira, mais ou menos por 1924, um ano antes do casamento dos primeiros moradores Godofredo Wust e Amália Höerner Wust, ambos eram de Brusque. Godofredo veio antes para Luiz Alves, comprou o terreno e construiu a casa deles. Ela era maior e a metade precisou ser desmanchada para construir a casa do filho (que é a parte de dois andares do lado direito). Essa parte de dois andares foi construída em 1953. Depois, todos passaram a morar na casa de dois andares e a parte da esquerda se transformou na venda de Darcy Darcy Edmar Wust, casado com Odete Henning Wust. Darcy e Odete tiveram 10 filhos. Atualmente é somente residência da família e fica localizada na Rua 18 de julho, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa da Família Schwanke: rua 18 de julho, 1285 – Centro. Construída na década de 1940, é residência da família Schwanke.

Casa da Família Gaya (antigo Cartório Gaya): Edificada na década de 1930 pelo Sr. Bernardo Wust, foi residência do Aníbal Gaya. O 1°Registro de casamento feito no cartório foi em 27 de abril de1903, os noivos eram: Simeone Brugnago e Maria Dea Riff. O 1°Registro de nascimento foi em 16 de março de 1903 e 1°Registro de óbito foi em 15 de março de 1903 – Ana Maria Melchioretto que faleceu aos 81 anos de idade. Abrigou o cartório Gaya até o ano de 2010 e atualmente é residência da família. Fica localizada na Rua 18 de Julho, Centro.

Casa da Família Silva (casarão dos Silva):  Construída por Simão Dal-Ri, por volta do ano de 1911. Ele imigrante austríaco que chegou a Luís Alves em 1877. Morou nesta casa até o ano de 1944, quando faleceu. A casa era considerada de luxo, possuía no teto da sala afrescos de um pintor de sobrenome Vavassori. Quando os filhos do Simão Dal-Ri cresceram e formaram suas famílias ele deu terrenos na sede para que esses fizessem suas próprias casas. Frederico Dar filho mais novo do primeiro casamento de Simão Dal-Ri, com Giulia De Sisti, ambos eram da província austríaca do Tirol Meridional, passou a alugar quartos no casarão para professores e servidores públicos que vinham de Itajaí. Entre as décadas de 20 e 30 abrigou uma escola primária. Então, durante cerca de 20 anos serviu também de pensão. Atualmente é residência da família Silva que são descendentes do segundo casamento de Simão Dal-Ri. A casa fica localizada na Rua 18 de Julho, n.º 1130, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa da Família Martendal: pertenceu ao Sr. Leonardo Martendal, proprietário da 1ª empresa de transporte intermunicipal, certamente um dos motivos porque a Rodovia SC 414 tem seu nome. Neste local funcionou durante muitos anos a principal casa de comércio (“venda”) de secos e molhados do centro (ou da “sede” ou “freguesia” como era chamando o centro). Acredita-se que foi construída entre as décadas de 50 e 60.

Casarão da Celesc: Foi construída entre as décadas de 50 e 60 de alvenaria, dois pisos, tijolos maciços e chão de madeira, atualmente está bem desgastada. Foi residência do primeiro prefeito de Luiz Alves o Sr. Guilherme Schwanke. Também foi sede do primeiro banco que se instalou na cidade, o banco INCO (Banco da Indústria e do Comércio de Santa Catarina). Depois foi adquirida pela CELESC. O casarão fica localizado na Rua 18 de Julho, Centro, Luiz Alves – SC.

Casa de Bernardo Wust: Até a década de 1980, abrigou o Banco Bamerindus.

Casa da família Luciani: Nesta casa residiu o casal Daniel Luciani, juiz de paz do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e “Dona Mailinda”, uma das primeiras dentistas a atender no município.

As informações citadas acima foram coletadas e desenvolvidas pelos alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal Professor Rafael Rech. Todas as referências bibliográficas estão mencionadas no arquivo da galeria multimídia.