Subscribe Now
Trending News

Luiz Alves

Apresentação

O nome Luiz Alves foi dado devido ao rio de mesmo nome que passa pelo município. Este, por sua vez, foi assim chamado devido ao nome do proprietário de terras na barra do rio Itajaí-açú, na confluência do rio Luiz Alves com este.

A colonização teve início em 1877 com imigrantes italianos. Logo depois chegaram alemães, franceses, austríacos, belgas e poloneses. Antes, porém, já havia descendentes de portugueses habitando terras fora dos limites da colônia, hoje pertencentes ao município. Grande parte das terras da Colônia Luiz Alves atualmente pertence ao município de Massaranduba, mas a “sede” ou “freguesia” da colônia permanece como Centro do município.

É conhecido como a “Capital Nacional da Cachaça” devido ao grande volume de produção e por produzi-la ainda de forma artesanal, além de também industrializada.Também é conhecido como o “Paraíso Verde do Vale”, devido à grande área verde de mata atlântica existente.

Dados do Município

Região Turística: Vale Europeu
Área: 259.882 km (IBGE/2016)
População: 13107 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°43\\’
Longitude: 48°55\\’
Altitude: 70 m
Cidades próximas: Massaranduba, Gaspar, Ilhota, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, São João do Itaperiú, Blumenau.

Vale Europeu

A tradição herdada dos colonizadores europeus deu a esta região o título de Europa brasileira, por apresentar características próprias das cidades germânicas, como a gastronomia, a cultura cervejeira, as casas em estilo enxaimel e a notável receptividade e educação de seu povo. Conhecida por realizar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, em Blumenau, a região é também referência no turismo religioso, abrigando o Santuário Madre Paulina em Nova Trento. Para os aventureiros a região oferece atrativos como cavernas, saltos de parapente, vôo livre, rafitng e trilhas por lugares de tirar o fôlego.

IDMS de Luiz Alves

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Luiz Alves.

Saiba Mais

Localização

Luiz Alves está a 30 km da BR-101, passando pela BR-470 e SC-414.

Há ônibus de Luiz Alves para Itajaí e Blumenau.
Confira os horário em: http://www.viacaonavegantes.net/horarios/ .

O Aeroporto mais próximo é o de Navegantes, distante 37 km.