Subscribe Now
Trending News

Rota da Cachaça

Rota da Cachaça: um passeio para apreciadores da bebida e pela história Luizalvense

 

Ao ouvir falar o nome da cidade de Luiz Alves a lembrança da maioria dos catarinenses é imediata: estamos falando da Terra da Cachaça. Título esse recebido oficialmente em 2018 após o Deputado Estadual Leonel Pavan levar o projeto à Assembleia Legislativa, que depois de aprovado, tornou o Município a Capital Catarinense da Cachaça, por meio da Lei Estadual Nº 17.535/2018.

Buscando a valorização do famoso destilado fabricado na cidade, uma união entre a Prefeitura Municipal e produtores, fez surgir a Apcala (Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves). Parceria esta que resultou na criação de um dos principais atrativos turísticos da cidade: a Rota da Cachaça, que desde 2018 tem atraído visitantes de todas as regiões do Brasil e inclusive de outros países.

Composta por dez Alambiques espalhados por diversos bairros do Município, a Rota da Cachaça leva os turistas a conhecerem as lindas paisagens rurais Luizalvenses e também a acompanharem de perto a produção da bebida, com oportunidade de degustação e compra dos produtos. Mais do que um passeio para apreciadores, a Rota da Cachaça permite conhecer de perto parte da história Luizalvense que está estreitamente ligada com a dos Alambiques, empresas familiares que por várias gerações vêm produzindo cachaças de qualidade, que deram a fama a cidade.

A Rota da Cachaça de Luiz Alves é um roteiro indispensável para quem aprecia boa bebida, turismo de experiência ou deseja comprar a bebida para presentear. Em Luiz Alves, você encontra diversas opções e com certeza você irá se apaixonar, afinal, não é a toa que a cidade é reconhecida por lei como a Capital Catarinense da Cachaça!

Conheça abaixo os alambiques da Rota da Cachaça de Luiz Alves e embarque conosco nesta experiência, tendo a oportunidade de conhecer o que a Rota da Cachaça pode te proporcionar. 

  • Destilaria Rech: Passando por quatro gerações, a história da Destilaria Rech iniciou no ano de 1938 pelo Sr. Roberto Rech e até hoje mantém a tradição da cachaça artesanal, aperfeiçoando a cada ano suas técnicas, levando bebidas de qualidade para os consumidores.

 

  • Cachaça Schoepping: Produzindo cachaça desde 1916, o alambique iniciou com Anton Schoepping e as tradições perduram até os dias atuais, produzindo uma grande variedade de cachaças e licores que atendem a variados paladares.

 

  • Cachaça Spézia: Com mais de 70 anos de tradição passada de pai para filho, desde o seu início em 1949, a Cachaça Spézia está na quinta geração de familiares e colaboradores que se dedicam e colocam todo seu amor pelo ‘fazer cachaça’.

 

  • Alambique Casa Forte: O Alambique Casa Forte é o projeto da 4º Geração da Família Spezia, que tem um legado de 70 anos de tradição na produção de cachaça.  A equipe está sempre buscando novas melhorias, por meio de cursos e capacitações, para aprimorar e produzir a cachaça com a melhor qualidade para seus apreciadores.

 

  • Cachaça Bompani: Fundada em 1964, a Cachaça Bompani já se encontra na 2ª geração de familiares que herdaram o gosto pelo “fazer cachaça”. Atualmente a Cachaça Bompani trabalha com uma variada cartela de produtos, que atendem todas as idades e gostos. Entre os principais itens da produção estão a cachaça, licores, vodkas, batidas e outras bebidas da linha em diversos sabores.

 

  • Cachaça Morauer: A Cachaça Morauer iniciou sua história de sucesso na década de 50 com o fundador Arno Ferdinando Morauer. Com um vasta gama de produtos desde cachaça prata a envelhecidas por longos períodos, também são produzidas cachaças saborizadas e licores finos de vários sabores.

 

  • Alambique Rossi: Fundado em 2022, o Alambique Rossi mantém a produção da cachaça de forma muito artesanal, desde o plantio da cana, até o produto final, sendo produzida a partir da fermentação natural e destilada em alambique de cobre. O processo de fabricação é o mesmo utilizado pelo bisavô do atual gestor e até hoje leva ao consumidor final um produto excepcional.

 

  • Cachaça Bylaardt: O alambique da Cachaça Bylaardt foi fundado em 1943 e ao longo dos anos, com muito trabalho e dedicação para produzir um produto de qualidade, o fundador, Sr. Wilibaldo, ensinou seus filhos a arte de fazer cachaça e hoje em dia, o alambique já passou por três gerações. Mesmo após tantos anos de fundação, o processo de fabricação continua seguindo a tradição da família, de forma artesanal, com muito carinho, personalidade e sem perder a originalidade e a essência criadas em 1943.

 

  • Cachaça Wruck: Fundada pelo Sr. Otto Wruck, a Cachaça Wruck iniciou suas atividades já no ano de 1938, porém o registro oficial contabiliza a produção somente a partir de 1942. Todo o processo de fabricação das bebidas da Cachaça Wruck é feito de forma artesanal e a empresa também conta com a plantação de cana-de-açúcar. Atualmente possuem um grande mix de produtos para agradar todos os paladares.

 

  • Alambique Rein: Fundado em 2011, com tradição e conhecimento passado de pai para filho, a quarta geração da família iniciou o projeto com o intuito de produzir e fomentar a Rein Cachaça com qualidade e aspectos reconhecidos a nível nacional, respeitando e zelando o método artesanal utilizado por seus antepassados na produção de cachaça.

 

*Os horários de atendimento de cada estabelecimento podem sofrer alterações. Entre em contato com a empresa antes de fazer a visitação para confirmar os horários de atendimento excepcionais.

 

Contato Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico:
Telefone e WhatsApp : (47) 3377-8644

REDES SOCIAIS