Cachaça Schoepping

 A cidade de Luiz Alves é muito tradicional na produção de cachaça. Há muitos anos, diversas famílias se dedicam a produção de melado e açúcar-mascavo, que com o passar do tempo foi migrando para a famosa aguardente.

Não foi diferente com a família Schoepping, onde desde 1916 Anton Schoepping produzia açúcar mascavo e com o excedente de produção, começou a produzir cachaça em um alambique arcaico e pequeno, dando início à história de uma das cachaçarias que fazem parte atualmente da Rota da Cachaça de Luiz Alves.

No início as coisas eram difíceis e houveram pausas de até 02 anos entre uma produção e outra. Foi a partir do ano de 1930 quando Leopoldo, filho do pioneiro da família, começou a produzir cachaça, contando a partir da data com o registro estadual na Junta Comercial de Itajaí.

Naquele tempo, o alambique utilizado possuía capacidade de produção de pouco mais de 40 litros de cachaça por lambicada. A produção era restrita e o alambique era constituído de um forno de melado com uma tampa que correspondia ao “capacete” e era fechado com massa de barro e água.

Desde a liderança de Leopoldo, o alambique produz cachaça ininterruptamente até os dias atuais e passou por diversas mudanças até se tornar o que é hoje. No ano de 1954, a empresa passou a engarrafar a marca Rio Canoas e em 1956 o registro de patentes da “Rio Canoas” foi feito, junto ao que hoje chamamos de Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Além da produção de cachaça, o Sr. Leopoldo Schoepping também se envolveu na política. Tornou-se prefeito de Luiz Alves, assumindo o cargo no início do ano de 1964 e ficando até o final de 1969. Em 1977, com o falecimento do Sr. Leopoldo, os filhos passam a tocar a empresa de geração em geração, passando por Pedro Schoepping e Paulo Sérgio Schoepping, que atualmente comanda a produção junto com seu filho Djonatan, já na quinta geração de produtores da família.

Atualmente a “Cachaça Schoepping” conta com um variado mix de produtos, produzindo cachaça, aguardente de melado e vários licores, além do já famoso “Schlangenwasser” licor de ervas, devidamente registrado no INPI.

A família Schoepping recebe em sua loja, que fica no mesmo prédio da área de produção, turistas de todos os estados do Brasil e de outros países do mundo, fornecendo produtos para clientes de todo o Brasil, além de estar em tratativas para exportar para a cachaça genuinamente luizalvense para Luxemburgo.

Além de toda tradição cultivada pela família na produção de suas bebidas e no cultivo dos processos passados de geração em geração, desde 1991 o alambique expõe seus produtos nas edições da Festa Nacional da Cachaça, que acontece em comemoração ao aniversário do Município de Luiz Alves.

Além de conhecer as delícias produzidas, o alambique ainda possui um pouco mais de sua história, contendo um grande acervo de documentos antigos que datam do início da década de 30 e fazem com que a experiência seja ainda mais enriquecedora.

Aproveite e visite Luiz Alves, reconhecida oficialmente como a “Terra da Cachaça”!

 


Horário de atendimento:
Loja: Segunda a sexta-feira: 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 18:00
Sábado: 09:00 às 12:00

O Alambique aceita grupos de turistas para conhecer melhor sua produção de perto com agendamento prévio por meio do telefone (47) 98457-7814. Por meio deste telefone, também é possível verificar disponibilidade de atendimento em outros horários.

Para visitar ou conhecer o processo da fabricação, o atendimento é de segunda a sexta-feira das 07:30 às 12:00 e das 13:30 às 18:00
Sábado: 09:00 às 12:00



Contatos:
Telefone e WhatsApp : 47 98457-7814
E-mail: cachacaschoepping@gmail.com


REDES SOCIAIS